quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Portfólio

Novos horizontes, mundo novo, janelas abertas... Muitas informações e ferramentas tecnológicas me foram apresentadas durante as aulas presenciais e no ambiente online, onde trocamos informações e experiências.
No início parecia difícil e complicado, mas aos poucos tudo foi se mostrando instigante e fascinante. Isto mesmo,  pois aprender é sempre muito fascinante.
O curso Proinfo Integrado - 180 H, foi dividido em etapas. Na primeira etapa aprendemos sobre o programa LINUX EDUCACIONAL , que é mais uma ferramenta disponível para auxiliar o professor. Nesta aula conhecemos os ícones da área de trabalho do Linux e a função de cada um, bem como abrir e ocultar pastas. Conhecemos domínio público e a TV escola, o Keduca onde é possível editar testes e exames nos computadores.
Aprendemos sobre etiquetas nas internet, ou seja, netiquetas que são regras de comportamento na internet, como criar e enviar e-maill. Nesta primeira fase criamos um blog para postarmos as nossas experiências em sala de aula.
Na Segunda fase do curso proinfo, debatemos e aprendemos sobre projetos. Cada cursista expôs sobre seu projeto de vida como também elaborou pré projetos a serem executados utilizando as TICs, durante esses momentos foi possível conhecer muitos projetos de sucesso acontecendo em várias escolas. Nesta etapa pesquisamos sobre alguns pensadores da educação como:Pestalozzi, Maria Montessori, Paulo Freire, entre outros, que defendem uma educação de projeto, onde o aluno é protagonista. Ainda, nesta fase debatemos sobre o currículo e as novas tecnologias, onde concluímos que é preciso  adaptarmos as mudanças tecnológicas.
Na terceira etapa do curso apresentamos as TICs das nossas escolas. Foi possível perceber que muitas escolas ainda não dispõem de laboratórios de informática, e muitos professores resistem utilizar em suas aulas as novas tecnologias.
Nesta fase atual estamos aprendendo sobre hipertexto, a definição e como postar textos com links.

Um comentário:

  1. Parabéns Eunice pelo blog!!!
    Gostei muito do portfólio!!
    Um abraço. Abadia

    ResponderExcluir